quarta-feira, novembro 15, 2006

Reunião pre-departure Intercultural


Cheguei em casa quase 5h (manhã) hoje. Acordei as 8h, tomei banho e, junto de minha tia Diva, fui na reunião obrigatória de pré-embarque, direcionada aos estudantes que estão indo pela primeira vez no programa de intercâmbio de trabalho do qual participarei no final do ano. Faltam duas semanas para que eu parta para Aspen, CO, Estados Unidos da América, onde deverei estar trabalhando até abril de 2007. Na reunião de hoje de manhã deveria ter pelo menos 250 estudantes. Pela tarde haveriam mais duas reuniões e o número de gente esperada deveria resultar no mesmo total de gente que veio pela manhã, então, apenas de Santa Catarina somos em pelo menos 500 pessoas deixando o país. Os assuntos abordados iam desde o que levar na mala até sobre como preparar uma declaração de imposto de renda nos Estados Unidos. A intenção do evento era nos informar do maior número possível de, o que chamam, last minute information.
Depois que minha tia foi embora (no coffee-break que aconteceu perto das 11h), comecei a procurar pelas pessoas que haviam ido tirar o visto americano comigo há alguns meses atrás, mas estava com dificuldades para avistar algum conhecido no meio daquele pessoal. Acabei encontrando umas quatro pessoas das quais eu lembrava, mas como não havia falado com nenhuma antes, fiquei com vergonha de me aproximar. Por fim, uma destas acabou me reconhecendo também e veio sentar ao meu lado. Seu nome era Janaína, garota extremamente simpática e bonita de Rio do Sul. Ela me disse ser sua primeira vez rumando para terras americanas. Comentou também que seria a quarta viagem de seu namorado (que não estava presente na reunião da manhã). Janaína tem 26 anos e já é formada e mestrada em Letras-Inglês-Português e, agora, cursa sua segunda faculdade. Está indo para California, ganhará USD$10/hora + gorjetas. O aluguel que irá pagar é ainda mais caro que o meu (USD$600,00), em uma cidade ainda menor (a qual não consigo me lembrar do nome). Descobrimos que vamos embarcar no mesmo dia e, então, vamos nos ver mais uma vez ainda no início de dezembro. Estou começando apenas agora a ficar um pouco mais feliz com a viagem!